Bestiário D&D: Choldrith
- Mestre das Histórias
- 16 de set. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 20 de set. de 2024
Hoje vamos falar sobre uma criatura pouco falada, mas que pode render muitos desafios para um grupo de aventureiros. CHOLDRITH

História
Choldrith são criaturas aracnídeas monstruosas, criadas originalmente para servir a Lolth. Eles governam colônias de quitinas e as lideram em batalha na guerra de Lolth contra seus inimigos.
Quando os devotos de Lolth criaram as primeiras quitinas, ela observava enquanto seus seguidores usavam magia arcana e poderes demoníacos, invocando sua ajuda com a centelha divina necessária para garantir a sobrevivência dos indivíduos, esperando que as novas abominações se dedicariam exclusivamente a ela. Mas não foi este o ritual realizado pelos devotos. Como vingança pela traição, a Rainha Aranha manipulou os rituais de criação para que criassem, eventualmente, choldriths ao invés de quitinas.
No começo, esses devotos não sabiam que as novas criaturas, as quais apelidaram de choldriths, eram sinais da ira de Lolth. Em vez disso, eles ficaram satisfeitos, porque os choldriths podiam botar ovos que geram mais quitinas (e raramente choldriths) e podiam orientar as quitinas em seu trabalho. Mas os devotos logo perceberam seu erro — os choldriths pertenciam a Lolth, de corpo e alma. Os choldriths sussurraram para as quitinas sobre sua adoração pela Rainha Aranha e sua inimizade contra seus criadores, e as lideraram em uma revolta bem-sucedida.
Os choldriths nascem com uma conexão mística com Lolth, o que lhes confere magia divina. Eles também constituem a casta governante da maioria das colônias de quitinas. Uma colônia pode substituir vários choldriths, que servem como comandantes, sacerdotes e supervisores. Os choldriths competem continuamente por posição, embora raramente se confrontem de alguma forma que coloque a colônia em risco. A colônia é governada por um soberano, que determina quais membros da colônia executam as tarefas, incluindo se um choldrith tem permissão para botar ovos. Às vezes, um governante choldrith recebe uma visão de Lolth que inspira toda a colônia para alguma ação grandiosa e muitas vezes violenta.
Ficha Técnica
Monstruosidade media (Clérigo), Normalmente é Caótico e Mal
Classe de Armadura: 15 (armadura natural)
Pontos de Vida: 66 (12d8 + 12)
Deslocamento: 9 m, escalada 9 m
Força: 12 (+1)
Destreza: 16 (+3)
Constituição: 12(+1)
Inteligência: 11 (+0)
Sabedoria: 14 (+2)
Carisma: 10 (+0)
Perícias: Atletismo +5, Furtividade +5, Religião +2
Sentidos: visão no escuro 18 m, Percepção passiva 12
Idiomas: Subcomum
Nível de Desafio 3 (700 XP) | Bônus de Proficiência +2
Ancestralidade Feérica: O choldrith tem vantagem nas salvaguardas contra ser enfeitiçado e não pode ser colocado para dormir com magia.
Escalada de Aranha: O choldrith pode escalar superfícies difíceis, incluindo de cabeça para baixo no teto, sem precisar fazer um teste de atributo.
Sensibilidade à Luz Solar: Enquanto estiver sob a luz do sol, o choldrith tem desvantagem em jogadas de ataque, assim como em testes de Sabedoria (Percepção) que dependam da visão.
Sentido de Teia: Enquanto estiver em contato com uma teia, o choldrith sabe a localização exata de qualquer outra criatura em contato com a mesma teia.
Andar na Teia: O choldrith ignora restrições de movimento causadas por teias.
Ações
Adaga: Arma de Combate Corpo a Corpo ou à Distância: +5 para acertar, alcance 1,5 metro ou 6/18 m, um alvo. Dano: 5 (1 d4 + 3) perfurante mais 10 (3d6) venenoso.
Conjuração: O choldrith conjura uma das seguintes magias, usando Sabedoria como atributo de conjuração (CD 12 para evitar magia):
À vontade: orientação, taumaturgia
1/dia cada: imobilizar pessoa, perdição
Teia (Recarga 5-6): Arma de Combate à Distância: +5 para acertar, alcance 9/18 m, uma criatura Grande ou menor. Dano: O alvo fica contido por teias. Como uma ação, o alvo contido pode fazer um teste de Força CD 11, rompendo a teia em caso de sucesso. A teia também pode ser atacada e destruída (CA 10, 5 PV, vulnerabilidade a dano de fogo e imunidade a dano contundente, psíquico e venenoso).
Ações Bônus
Adaga Espectral (Recarrega após um Descanso Curto ou Longo): O choldrith conjura uma adaga espectral flutuante a até 18 metros de si. O choldrith pode fazer um ataque mágico corpo a corpo (+4 para acertar) contra uma criatura a até 1,5 metro da adaga. Em caso de acerto, o alvo sofre 6 (1 d8 + 2) pontos de dano energético.
A adaga dura 1 minuto. Em turnos posteriores, como uma ação bônus, o choldrith pode mover a adaga até 6 metros e repetir o ataque contra uma criatura a até 1,5 metro da adaga.
Ideia de aventura
Em uma antiga ruina, escondida em meio a floresta, a rumores de que os animais e criaturas daquela região estejam sumindo. A construção dessa ruina foi feita sobre debaixo da terra e acredita-se que ela seja funda, tão funda que pode chegar a um portal que leva ao Abismo.
Nas primeiras camadas dessa ruina vocês podem encontrar muitas aranhas de diferentes espécies e tamanhos ao ponto de encontrarem Aranhas Gigantes e Aranhas Interplanares. Descendo um pouco mais vocês encontram muitas Quitinas e ao que tudo indica existe uma colônia de Quitinas comandadas por 3 Choldriths e são elas quem tem capturado os animais e criaturas naquela parte da floresta.
(Talvez os rumores não sejam mentira ou talvez os Choldriths estejam protegendo algo que pertence a Lolth, Rainha das Aranhas, e que é algo no mínimo importante a ela. Uma arma, uma magia, uma forma de acabar com seus inimigos, deixo para a sua imaginação.)
Espero que tenham gostado do artigo. Se quiserem comentar ou sugerir ideias para futuros textos, fiquem à vontade para escrever abaixo. Aproveito para pedir que me sigam nas redes sociais.
Qual o próximo monstro no Bestiário você quer que apareça aqui?
Lolth, A Rainha das Aranhas
Quitinas
Colecionador de Cadáveres
Banderhobb
Comments